Como organizar as informações de um curso presencial ou on-line

Escrito por 
Juninho
Publicado 
19/11/2021
o

percurso formativo se trata do desenho, planejamento e organização de um curso ou uma aula. É a reflexão inicial sobre o propósito materializada em forma de caminho. Veja os passos:

  1. Levantamento do contexto e objetivo geral: Antes de começar, é necessário levantar as necessidades. Quais são as demandas? O que está envolvido no processo? Quais as expectativas dos envolvidos? É importante também definir um objetivo geral que perpassa as ações do curso, desde a metodologia até o processo avaliativo.
  2. Identificação do desempenho esperado: a partir de um processo de avaliação claro e da definição dos objetivos de aprendizagem, é possível identificar a evolução no processo de ensino e aprendizagem.
  3. Caracterização da população alvo: o perfil dos participantes, conhecimentos prévios, experiência do público com o conteúdo a ser abordado. Tudo isso precisa ser levado em consideração para promover uma maior personalização no processo. Reuniões prévias ou sondagens por meio de questionários podem ser uma alternativa.
  4. Identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes: Ao final do curso, os estudantes devem se sentir aptos e capazes de desempenhar atividades, compreender processos, desenvolver projetos. Este entendimento compreende o desenvolvimento das competências, que estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem.
  5. Definição da macroestrutura: como o conteúdo será estruturado, como será dividido, organizado, que ferramentas serão utilizadas, recursos.
  6. Elaboração do cronograma: organizando os tempos e blocos de conteúdos, atividades e processos avaliativos.

Na ilustração a seguir você verá a criação de um percurso formativo. Ele foi implementado em um programa de formação continuada para docentes.


Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
25
/
Feb
/
2022

A docência da era digital

Depois de dois anos de escolas fechada estamos voltando. Não podemos mais voltar ao nosso velho normal. Sem dúvida houveram muitas lições e que não podem ser esquecidas por nós professores. Eu selecionei três aqui para compartilhar com vocês.
Educação
10
/
Feb
/
2022

A Pirâmide da Aprendizagem

Há várias polêmicas em torno da pirâmide da aprendizagem: uma delas é sua origem e autoria. Outra é a questão do percentual atribuído na pirâmide. Há ainda a questão de ignorar os estilos de aprendizagem dos alunos.
Design
5
/
Jan
/
2022

O que é Andragogia?

A andragogia diz respeito às abordagens e estratégias do ensino de jovens e adultos. Literalmente, entendemos a andragogia como a arte de ensinar adultos, tendo sua origem nos estudos do educador Malcolm Knowles, que se empenhou em estudar a maneira como adultos aprendem e dessa forma, indicando abordagens mais efetivas que garantisse o sucesso docente com adultos.
Tecnologia
27
/
Dec
/
2021

Objetivos de Aprendizagem e a Taxonomia de Bloom

Proposta por Benjamin Bloom em 1956, a Taxonomia de Bloom, também conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, é uma ferramenta bastante utilizada para acompanhar a aprendizagem dos alunos nos processos avaliativos. A partir dos níveis de complexidade das atividades, a taxonomia de Bloom estrutura, de forma hierárquica, do mais simples ao mais complexo, o domínio cognitivo dos alunos.
Design
12
/
Dec
/
2018

Dislexia nas modalidades on-line e presencial

A dislexia é um transtorno de leitura e escrita que afeta o processamento fonológico, caracterizado pela incapacidade ou dificuldade em decodificação de palavras, soletração e fluência.

@b42design