Objetivos de Aprendizagem e a Taxonomia de Bloom

Escrito por 
Thayla Guimarães
Publicado 
27/12/2021
P

roposta por Benjamin Bloom em 1956, a Taxonomia de Bloom, também conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, é uma ferramenta bastante utilizada para acompanhar a aprendizagem dos alunos nos processos avaliativos. A partir dos níveis de complexidade das atividades, a taxonomia de Bloom estrutura, de forma hierárquica, do mais simples ao mais complexo, o domínio cognitivo dos alunos. Essa organização hierárquica considera os aspectos cognitivos, emocionais e psicomotores dos alunos e se dá nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação, análise, avaliação e criação.

Em 2001, a Taxonomia de Bloom passou por uma revisão feita por um grupo de psicólogos e pesquisadores da educação. Esta mudança trouxe como proposta a ideia de uma classificação mais dinâmica, e então as seis categorias de Bloom foram alteradas de substantivos para verbos. Os verbos da taxonomia de Bloom fazem referência aos objetivos educacionais que se quer descrever, relacionados às ações dentro do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, é possível ao professor que tenha claro e também esclareça ao aluno as ações que devem ser colocadas em prática. Ou seja, cada parte sabe o que se espera em determinada proposta ou atividade. Importante destacar que esses verbos são empregados apenas no domínio cognitivo e em suas subáreas ou níveis.


A partir desses graus de complexidade, é possível utilizar verbos de comando que orientem os alunos ao que é exigido deles nas atividades. Os verbos de comando estão dispostos nas diferentes categorias de complexidade, conforme apontado:

Nível cognitivo fácil e verbos correlacionados:

  • Relembrar/conhecer – definir, reconhecer, listar, descrever, identificar, recuperar, denominar, localizar, encontrar, assinalar, citar;
  • Entender/compreender – interpretar, resumir, inferir, parafrasear, classificar, comparar, explicar, exemplificar;

Nível cognitivo médio e verbos correlacionados:

  • Aplicar – implementar, desempenhar, usar, executar, calcular, interpretar, relatar, determinar, diagnosticar;
  • Analisar – comparar, organizar, desconstruir, atribuir, delinear, encontrar, estruturar, integrar, diferenciar, analisar;

Nível cognitivo difícil e verbos correlacionados:

  • Avaliar – revisar, formular hipóteses, criticar, experimentar, julgar, provar, detectar, justificar, argumentar, defender, comparar, fundamentar;
  • Criar – desenhar, construir, planejar, produzir, idealizar, elaborar.


Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
13
/
Jun
/
2024

De HTML Interativo a PDF: Garantindo o Acesso Offline na Educação a Distância

No Brasil, a qualidade da conexão à internet é uma variável crucial que impacta diretamente a produção de materiais para educação e o acesso dos alunos a esses recursos.
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.

@b42edtech