A Pirâmide da Aprendizagem

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
10/2/2022

Mas independente das polêmicas, a reflexão da pirâmide é positiva para todos os educadores. A pirâmide elaborada por Glasser, um psiquiatra norte americano, conhecido por diversos estudos na área da saúde mental e comportamento humano, propõe que o professor ensine o aluno a fazer, e não a memorizar, como antes o ensino tradicional se propunha.

A ideia é que o estudante saia de uma postura passiva no processo de ensino e aprendizagem, onde apenas recebe conteúdos para uma participação ativa, construindo o conhecimento. A pirâmide da aprendizagem traduz uma representação gráfica indicando o percentual de aprendizagem do aluno considerando sua postura ativa ou passiva no processo.

No método de aprendizado ativo, demonstra que os alunos conseguem aprender mais de 80% do conteúdo quando ele pratica e ensina aos colegas o que aprendeu.

Mas, para que isso ocorra, é necessário que o professor saiba utilizar as ferramentas certas na sala de aula, conforme aponta Libâneo (1994):

Os professores precisam dominar, com segurança, esses meios auxiliares de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utilizá-los. O momento didático mais adequado de utilizá-los vai depender do trabalho docente prático, no qual se adquire o efeito traquejo na manipulação do material didático (LIBÂNEO, 1994, p. 173).

Dentro do processo de ensino aprendizagem, o professor tem um papel fundamental. Ele será um mediador para que o aluno adquira as competências e habilidades necessárias para avançar adiante. Ele irá instigá-lo a buscar o conhecimento, ser autodidata e se tornar sua melhor versão como cidadão crítico e capacitado para exercer seu papel na sociedade.    

“Quanto mais rápido você vai, mais alunos deixa para trás. Não importa o quanto ou quão rápido você ensina. A verdadeira medida é quantos alunos aprenderam”.(William Glasser)

Em síntese, o docente tem a função de orientar e guiar o aluno para a construção de uma base sólida para percorrer a jornada da busca pelo conhecimento. Diferentemente do ensino tradicional, em que o professor irá cobrar ou controlar seus alunos, o processo de ensino e aprendizagem atual propicia o uso de metodologias e abordagens que levem o estudante a buscar independência, liberdade e autonomia. Para isso, o aluno deverá desenvolver autonomia, terá responsabilidades e será o protagonista de seu aprendizado.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
24
/
Nov
/
2025

Eficiência sem perder qualidade: OARs integrados ao GAEL

O que são Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis (OAR)? Descubra como esses recursos digitais modulares otimizam a produção de conteúdo educacional e se conectam à gestão ágil.
Educação
17
/
Nov
/
2025

Da teoria à sala de aula: consolidando competências digitais docentes

Professores preparados para o futuro! Descubra a importância da capacitação docente digital e as competências essenciais para os desafios educacionais do século XXI.
Design
10
/
Nov
/
2025

Design Centrado no Aluno: colocando o aprendiz no coração da experiência educacional

O que é Design Centrado no Aluno (Learner-Centered Design)? Descubra seus princípios e como colocar as necessidades do aprendiz no centro do processo educacional.
Tecnologia
5
/
Nov
/
2025

O futuro da avaliação: como a IA pode tornar as avaliações mais justas e eficientes?

A IA pode revolucionar a avaliação educacional? Descubra como a Inteligência Artificial promete avaliações mais eficientes, personalizadas e potencialmente mais justas.
Tecnologia
27
/
Oct
/
2025

Personalização da aprendizagem no ensino superior com apoio da tecnologia

Transforme o ensino superior! Descubra como a tecnologia (IA, dados, plataformas) permite personalizar a aprendizagem, engajar alunos e melhorar resultados.

@b42edtech