A Pirâmide da Aprendizagem

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
10/2/2022

Mas independente das polêmicas, a reflexão da pirâmide é positiva para todos os educadores. A pirâmide elaborada por Glasser, um psiquiatra norte americano, conhecido por diversos estudos na área da saúde mental e comportamento humano, propõe que o professor ensine o aluno a fazer, e não a memorizar, como antes o ensino tradicional se propunha.

A ideia é que o estudante saia de uma postura passiva no processo de ensino e aprendizagem, onde apenas recebe conteúdos para uma participação ativa, construindo o conhecimento. A pirâmide da aprendizagem traduz uma representação gráfica indicando o percentual de aprendizagem do aluno considerando sua postura ativa ou passiva no processo.

No método de aprendizado ativo, demonstra que os alunos conseguem aprender mais de 80% do conteúdo quando ele pratica e ensina aos colegas o que aprendeu.

Mas, para que isso ocorra, é necessário que o professor saiba utilizar as ferramentas certas na sala de aula, conforme aponta Libâneo (1994):

Os professores precisam dominar, com segurança, esses meios auxiliares de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utilizá-los. O momento didático mais adequado de utilizá-los vai depender do trabalho docente prático, no qual se adquire o efeito traquejo na manipulação do material didático (LIBÂNEO, 1994, p. 173).

Dentro do processo de ensino aprendizagem, o professor tem um papel fundamental. Ele será um mediador para que o aluno adquira as competências e habilidades necessárias para avançar adiante. Ele irá instigá-lo a buscar o conhecimento, ser autodidata e se tornar sua melhor versão como cidadão crítico e capacitado para exercer seu papel na sociedade.    

“Quanto mais rápido você vai, mais alunos deixa para trás. Não importa o quanto ou quão rápido você ensina. A verdadeira medida é quantos alunos aprenderam”.(William Glasser)

Em síntese, o docente tem a função de orientar e guiar o aluno para a construção de uma base sólida para percorrer a jornada da busca pelo conhecimento. Diferentemente do ensino tradicional, em que o professor irá cobrar ou controlar seus alunos, o processo de ensino e aprendizagem atual propicia o uso de metodologias e abordagens que levem o estudante a buscar independência, liberdade e autonomia. Para isso, o aluno deverá desenvolver autonomia, terá responsabilidades e será o protagonista de seu aprendizado.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Ambientes Inovadores

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.
Educação
15
/
Dec
/
2023

Reflexões e Práticas Inclusivas no Apoio ao Estudante no Ensino Superior

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 apontam que há cerca de quase 9 milhões estudantes matriculados no ensino superior. Destes, mais de 63 mil são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. A ampliação do acesso a este público trouxe novos desafios ao processo ensino-aprendizagem, que exigem medidas de apoio aos estudantes e, também, aos professores.

@b42edtech