A Pirâmide da Aprendizagem

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
10/2/2022

Mas independente das polêmicas, a reflexão da pirâmide é positiva para todos os educadores. A pirâmide elaborada por Glasser, um psiquiatra norte americano, conhecido por diversos estudos na área da saúde mental e comportamento humano, propõe que o professor ensine o aluno a fazer, e não a memorizar, como antes o ensino tradicional se propunha.

A ideia é que o estudante saia de uma postura passiva no processo de ensino e aprendizagem, onde apenas recebe conteúdos para uma participação ativa, construindo o conhecimento. A pirâmide da aprendizagem traduz uma representação gráfica indicando o percentual de aprendizagem do aluno considerando sua postura ativa ou passiva no processo.

No método de aprendizado ativo, demonstra que os alunos conseguem aprender mais de 80% do conteúdo quando ele pratica e ensina aos colegas o que aprendeu.

Mas, para que isso ocorra, é necessário que o professor saiba utilizar as ferramentas certas na sala de aula, conforme aponta Libâneo (1994):

Os professores precisam dominar, com segurança, esses meios auxiliares de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utilizá-los. O momento didático mais adequado de utilizá-los vai depender do trabalho docente prático, no qual se adquire o efeito traquejo na manipulação do material didático (LIBÂNEO, 1994, p. 173).

Dentro do processo de ensino aprendizagem, o professor tem um papel fundamental. Ele será um mediador para que o aluno adquira as competências e habilidades necessárias para avançar adiante. Ele irá instigá-lo a buscar o conhecimento, ser autodidata e se tornar sua melhor versão como cidadão crítico e capacitado para exercer seu papel na sociedade.    

“Quanto mais rápido você vai, mais alunos deixa para trás. Não importa o quanto ou quão rápido você ensina. A verdadeira medida é quantos alunos aprenderam”.(William Glasser)

Em síntese, o docente tem a função de orientar e guiar o aluno para a construção de uma base sólida para percorrer a jornada da busca pelo conhecimento. Diferentemente do ensino tradicional, em que o professor irá cobrar ou controlar seus alunos, o processo de ensino e aprendizagem atual propicia o uso de metodologias e abordagens que levem o estudante a buscar independência, liberdade e autonomia. Para isso, o aluno deverá desenvolver autonomia, terá responsabilidades e será o protagonista de seu aprendizado.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
15
/
Oct
/
2025

Desenvolvendo Soft Skills com Tecnologia: Estratégias para Empresas

Invista no futuro da sua equipe! Descubra como a tecnologia (simulações, VR, plataformas) pode potencializar o desenvolvimento de soft skills essenciais.
Educação
14
/
Oct
/
2025

Microlearning: como pílulas de conhecimento podem transformar o aprendizado

O que é microlearning? Descubra como pequenas doses de conteúdo podem aumentar o engajamento, a retenção e a flexibilidade no aprendizado corporativo e educacional.
Educação
29
/
Sep
/
2025

IA Generativa para educadores: ferramentas para otimizar o planejamento de aulas

Educador, economize tempo! Descubra ferramentas de IA Generativa (ChatGPT, Slidesgo IA) que ajudam a criar planos de aula, atividades e materiais incríveis.
Tecnologia
22
/
Sep
/
2025

Tecnologia na sala de aula: ferramentas digitais essenciais para escolas inovadoras

Transforme sua escola! Conheça ferramentas digitais essenciais (LMS, colaboração, avaliação, IA) para inovar na sala de aula e engajar alunos.
Educação
15
/
Sep
/
2025

Vídeos educacionais que capturam a atenção: dicas de produção audiovisual

crie vídeos educacionais que prendem a atenção! Aprenda dicas essenciais de produção audiovisual (roteiro, qualidade, interatividade) para engajar seus alunos.

@b42edtech