Você conhece o método ABD?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
25/10/2022
Q

uando pensamos no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental refletir sobre a experiência de aprendizagem gerada a partir das interações que promovemos na sala de aula. Atualmente o Design tem contribuído na reflexão e promoção de experiências em diferentes áreas. Vamos entender como ele contribuiu para potencializar o processo de aprendizagem? 

Criei esse conceito para descrever como professores e instituições podem  engajar o estudante no processo de aprendizagem digital, considerando este tripé do design: Educacional, Universal e Gráfico. Vamos conhecer?  

O Design Educacional aqui é compreendido como a tradução da concepção pedagógica e institucional nos recursos de aprendizagem digitais.

A identidade pedagógica adotada, por meio dos ciclos de conhecimento, da trilha de aprendizagem, configuram a jornada de aprender do estudante.

São as vivências e experiências digitais que encontrarão durante a formação, previstas no desenho da sua trajetória, alinhada à missão e valores institucionais no processo de ensino e conhecimento. Neste sentido há uma tradução dos valores institucionais para que possam ser materializados em uma aprendizagem exclusiva e significativa. 

O Design Universal para Aprendizagem (DUA) garantirá a acessibilidade e as experiências múltiplas, considerando diferentes perfis de estudantes.

Por meio da utilização de recursos digitais, o aprendizado será menos exclusivo e mais inclusivo, garantindo o acesso aos multimeios de aprendizagem em múltiplos formatos, considerando também os estilos de aprender de cada estudante. Assim, o estudante pode escolher como quer aprender: lendo um conteúdo digitalmente, ouvindo no smartphone, imprimindo, grifando ou seja, interagindo com o conteúdo de multimeios. 

O Design Gráfico associa a concepção visual e a identidade comunicacional com o apelo estético. 

Essa metodologia é traduzida e alinhada com o design gráfico, que personaliza, customiza e engaja o aprender por meio de estratégias estéticas para uma economia da atenção. O Visual Learning objetiva impactar pelo apelo estético organizando ideias e conceitos de maneira visual. A experiência se potencializa com o belo, pela surpresa e a interação do conhecimento pelo estudante.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.

@b42edtech