uando pensamos no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental refletir sobre a experiência de aprendizagem gerada a partir das interações que promovemos na sala de aula. Atualmente o Design tem contribuído na reflexão e promoção de experiências em diferentes áreas. Vamos entender como ele contribuiu para potencializar o processo de aprendizagem?
Criei esse conceito para descrever como professores e instituições podem engajar o estudante no processo de aprendizagem digital, considerando este tripé do design: Educacional, Universal e Gráfico. Vamos conhecer?
O Design Educacional aqui é compreendido como a tradução da concepção pedagógica e institucional nos recursos de aprendizagem digitais.
A identidade pedagógica adotada, por meio dos ciclos de conhecimento, da trilha de aprendizagem, configuram a jornada de aprender do estudante.
São as vivências e experiências digitais que encontrarão durante a formação, previstas no desenho da sua trajetória, alinhada à missão e valores institucionais no processo de ensino e conhecimento. Neste sentido há uma tradução dos valores institucionais para que possam ser materializados em uma aprendizagem exclusiva e significativa.
O Design Universal para Aprendizagem (DUA) garantirá a acessibilidade e as experiências múltiplas, considerando diferentes perfis de estudantes.
Por meio da utilização de recursos digitais, o aprendizado será menos exclusivo e mais inclusivo, garantindo o acesso aos multimeios de aprendizagem em múltiplos formatos, considerando também os estilos de aprender de cada estudante. Assim, o estudante pode escolher como quer aprender: lendo um conteúdo digitalmente, ouvindo no smartphone, imprimindo, grifando ou seja, interagindo com o conteúdo de multimeios.
O Design Gráfico associa a concepção visual e a identidade comunicacional com o apelo estético.
Essa metodologia é traduzida e alinhada com o design gráfico, que personaliza, customiza e engaja o aprender por meio de estratégias estéticas para uma economia da atenção. O Visual Learning objetiva impactar pelo apelo estético organizando ideias e conceitos de maneira visual. A experiência se potencializa com o belo, pela surpresa e a interação do conhecimento pelo estudante.