Como Produzir Provas à prova de Cola

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
12/7/2023
A

A elaboração de questões não é um trabalho fácil e exige do professor a observação de diversos critérios com o objetivo de garantir a qualidade de sua prova. Algumas características de uma boa questão são:

Objetividade: utilize frases curtas e termos exatos evitando ambiguidades.

Originalidade: crie questões novas. Não utilize questões realizadas em outras avaliações, exercícios ou de fácil acesso dos estudantes.

Impessoalidade: utilize a linguagem formal. Evite impressões e expressões pessoais, bem como uso de chavões e gírias.

Complexidade: elabore questões com diferentes níveis de complexidade e que exijam do estudante o desenvolvimento de diferentes competências além de relembrar, como: conceituar, analisar, comparar, justificar, julgar etc.

Dimensão: não elabore questões nem muito longas e nem muito curtas. Observe a referência das questões produzidas pelos órgãos governamentais para seu segmento, como Enem, Enade etc.

Estrutura das Questões

O Enunciado

No enunciado da questão procure contextualizar o tema ou assunto a ser perguntado. O enunciado traz em si o estímulo que provoca a resposta. Utilize um pequeno texto ou um texto-base (textos, imagens, figuras, tabelas, gráficos) que trarão o contexto relacionado ao tema da questão. Este contexto tem o objetivo de motivar ou compor a situação-problema. Pode ser formulado pelo próprio professor ou referenciado por publicações de apropriação pública seguindo as normas da ABNT.

Logo após o texto base o professor fará a descrição do enunciado. Este constitui-se de uma ou mais frases com instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo aluno. Para evidenciar a competência e habilidade a ser requerida, esta parte da questão conta com verbos de comando como defina, cite, diferencie, conceitue, explique, ilustre, classifique, analise, compare, faça, diferencie, entre outros. As questões podem ser:

Objetivas: oferecem alternativas de respostas que podem ser de resposta única, de múltipla escolha, asserção-razão, objetiva de seriação.

Discursivas: também conhecida como pergunta aberta, em que o estudante precisa responder redigindo a própria resposta.

Evite utilizar em sua prova:

  • Palavras como: não, incorreto, exceto, totalmente, apenas somente, nunca, completamente, geralmente, apenas.
  • “Todas as alternativas acima”; “nenhuma das acima”
  • Duplos negativos: “não fumar, não é critério”.

Os itens ou “alternativas”

A elaboração dos itens, principalmente dos incorretos, é uma tarefa complexa e exige grande atenção e domínio do conteúdo técnico do professor. Nas opções de respostas procure manter um padrão na extensão de cada resposta. Não crie itens absurdos em relação ao enunciado ou comparado aos demais itens. Os itens incorretos devem ser plausíveis, ter a aparência de resposta correta, mas serem incorretos.

Evite em sua prova:

  • Pegadinhas (intencionais e acidentais);
  • Dar pistas de uma questão para outra;
  • A memorização, preocupe-se com o raciocínio;
  • Itens baseado na opinião;
  • Privilegiar abordagens ou teorias.

Comece pesquisando questões produzidas pelos órgãos governamentais como o INEP, que buscam avaliar a qualidade do aprendizado do estudante. Estas questões são muito bem elaboradas e podem ser uma boa referência para começar.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.

@b42edtech