Como Produzir Provas à prova de Cola

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
12/7/2023
A

A elaboração de questões não é um trabalho fácil e exige do professor a observação de diversos critérios com o objetivo de garantir a qualidade de sua prova. Algumas características de uma boa questão são:

Objetividade: utilize frases curtas e termos exatos evitando ambiguidades.

Originalidade: crie questões novas. Não utilize questões realizadas em outras avaliações, exercícios ou de fácil acesso dos estudantes.

Impessoalidade: utilize a linguagem formal. Evite impressões e expressões pessoais, bem como uso de chavões e gírias.

Complexidade: elabore questões com diferentes níveis de complexidade e que exijam do estudante o desenvolvimento de diferentes competências além de relembrar, como: conceituar, analisar, comparar, justificar, julgar etc.

Dimensão: não elabore questões nem muito longas e nem muito curtas. Observe a referência das questões produzidas pelos órgãos governamentais para seu segmento, como Enem, Enade etc.

Estrutura das Questões

O Enunciado

No enunciado da questão procure contextualizar o tema ou assunto a ser perguntado. O enunciado traz em si o estímulo que provoca a resposta. Utilize um pequeno texto ou um texto-base (textos, imagens, figuras, tabelas, gráficos) que trarão o contexto relacionado ao tema da questão. Este contexto tem o objetivo de motivar ou compor a situação-problema. Pode ser formulado pelo próprio professor ou referenciado por publicações de apropriação pública seguindo as normas da ABNT.

Logo após o texto base o professor fará a descrição do enunciado. Este constitui-se de uma ou mais frases com instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo aluno. Para evidenciar a competência e habilidade a ser requerida, esta parte da questão conta com verbos de comando como defina, cite, diferencie, conceitue, explique, ilustre, classifique, analise, compare, faça, diferencie, entre outros. As questões podem ser:

Objetivas: oferecem alternativas de respostas que podem ser de resposta única, de múltipla escolha, asserção-razão, objetiva de seriação.

Discursivas: também conhecida como pergunta aberta, em que o estudante precisa responder redigindo a própria resposta.

Evite utilizar em sua prova:

  • Palavras como: não, incorreto, exceto, totalmente, apenas somente, nunca, completamente, geralmente, apenas.
  • “Todas as alternativas acima”; “nenhuma das acima”
  • Duplos negativos: “não fumar, não é critério”.

Os itens ou “alternativas”

A elaboração dos itens, principalmente dos incorretos, é uma tarefa complexa e exige grande atenção e domínio do conteúdo técnico do professor. Nas opções de respostas procure manter um padrão na extensão de cada resposta. Não crie itens absurdos em relação ao enunciado ou comparado aos demais itens. Os itens incorretos devem ser plausíveis, ter a aparência de resposta correta, mas serem incorretos.

Evite em sua prova:

  • Pegadinhas (intencionais e acidentais);
  • Dar pistas de uma questão para outra;
  • A memorização, preocupe-se com o raciocínio;
  • Itens baseado na opinião;
  • Privilegiar abordagens ou teorias.

Comece pesquisando questões produzidas pelos órgãos governamentais como o INEP, que buscam avaliar a qualidade do aprendizado do estudante. Estas questões são muito bem elaboradas e podem ser uma boa referência para começar.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
13
/
Nov
/
2023

Ei, professor! Você já sabe quais são as mudanças da ABNT para produção de textos?

A Norma 10520, que trata de citações, teve sua última atualização em 2002, passou por uma nova revisão e atualização, para facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos. A confira aqui as principais mudanças e exemplos.
Educação
3
/
Nov
/
2023

Uma Jornada mais criativa na Educação: A B42 no 28º CIAED

Este ano, levamos ao CIAED uma verdadeira experiência: um cinema com um propósito inspirador e um roteiro emocionante, que deixou todos os visitantes ansiosos pela próxima sessão.
Carreira
17
/
Jul
/
2023

Estratégia de Desenvolvimento Docente: Programa de Mentoria Online

Com base em relacionamentos interpessoais, o programa de mentoria ao professor é implementado com o objetivo de aprimorar e desenvolver os docentes e aprimorar a qualidade da aprendizagem.
Educação
10
/
Jul
/
2023

Professor Autor X Professor Conteudista: Estratégias para Produção de Conhecimento da EaD

Quando buscamos compreender o papel do autor na produção de materiais digitais, passamos a considerar o valor de facilitadores e formas de manter este professor empolgado para lidar com desafios dos novos contextos de aprendizagem e ainda estimulá-lo a inovar quando o assunto é produção de conteúdo online.
Educação
30
/
Jun
/
2023

O Audiobook na Construção de Experiências de Aprendizagem para EaD

Criar formas para tornar as práticas educacionais digitais mais envolventes requer um olhar atento às tendências que surgem nesses espaços.

@b42edtech