Minidicionário de nomenclaturas da EaD

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
7/12/2018

Conheça, de maneira rápida, os principais conceitos voltados à Educação a Distância (EaD).

Aprendizagem baseada em problemas – Problem-Based Learning (PBL): é uma metodologia de aprendizagem que estimula a proatividade a partir de discussões profundas de casos interdisciplinares.

Curadoria de conteúdo: há muito conteúdo interessante na internet, mas nem tudo pode ser apresentado aos estudantes. O professor precisa fazer uma seleção, avaliar se o material está adequado e se atingirá os objetivos de aprendizagem propostos em sua aula.

Fórum de discussão: é um exercício de escrita, reflexão e interação do professor com o aluno e entre os próprios estudantes. Por meio de acompanhamento e mediação das postagens, a interação e a participação acontecem. Para isso, é importante que o comando da atividade proposta seja claro e direcione o foco dos alunos.

Trilha de aprendizagem: é um mapa que apresenta uma sequência didática para a construção do conhecimento, considerando os objetivos e as competências a serem desenvolvidas.

Webconferência: é uma ferramenta de interação síncrona que permite o compartilhamento de imagem, som e texto por parte dos interlocutores em tempo real.

Lifelong learning: diz respeito ao aprendizado ao longo da vida. Não aprendemos somente na escola mas também em locais e momentos, de diferentes maneiras e com pessoas diversas.

Sobrecarga cognitiva:  é uma teoria sobre a capacidade limitada de processar muitas informações ao mesmo tempo, o que prejudica o processo de aprendizagem.

Mobile first: é um conceito que considera, primeiramente, a criação de projetos web, materiais digitais e sites para dispositivos móveis, para só depois fazer adaptações para desktop e outras plataformas.

Voice first:  é um conceito que leva em conta o recurso de áudio como o principal meio no processo de ensino-aprendizagem.

Microlearning: é uma solução que propõe uma aprendizagem rápida, focada, condensada e pontual. Além disso, permite o aprendizado contínuo e diário, com objetividade e rapidez, já que os conteúdos são selecionados e desenvolvidos para entregar ao seu público o que é, de fato, essencial.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs): são softwares educacionais que funcionam via internet e são destinados a apoiar as atividades de EaD. Oferecem um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que permitem o desenvolvimento de atividades no tempo e espaço de cada participante.

Aula síncrona: são as aulas ao vivo, em que há interação em tempo real entre professor e aluno. Pode haver compartilhamento de vídeos e outros materiais com acesso instantâneo.

Aula assíncrona: são aulas gravadas, nas quais o professor faz a exposição do conteúdo e o aluno fica livre para acompanhar em momento oportuno e responder às atividades postadas no fórum.

Sala de aula invertida (flipped classroom): é uma metodologia de ensino, em que o aluno faz pesquisas, aprende o conteúdo em casa e traz o conhecimento para troca de experiências entre pares na sala de aula.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
13
/
Jun
/
2024

De HTML Interativo a PDF: Garantindo o Acesso Offline na Educação a Distância

No Brasil, a qualidade da conexão à internet é uma variável crucial que impacta diretamente a produção de materiais para educação e o acesso dos alunos a esses recursos.
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.

@b42edtech