Minidicionário de nomenclaturas da EaD

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
7/12/2018

Conheça, de maneira rápida, os principais conceitos voltados à Educação a Distância (EaD).

Aprendizagem baseada em problemas – Problem-Based Learning (PBL): é uma metodologia de aprendizagem que estimula a proatividade a partir de discussões profundas de casos interdisciplinares.

Curadoria de conteúdo: há muito conteúdo interessante na internet, mas nem tudo pode ser apresentado aos estudantes. O professor precisa fazer uma seleção, avaliar se o material está adequado e se atingirá os objetivos de aprendizagem propostos em sua aula.

Fórum de discussão: é um exercício de escrita, reflexão e interação do professor com o aluno e entre os próprios estudantes. Por meio de acompanhamento e mediação das postagens, a interação e a participação acontecem. Para isso, é importante que o comando da atividade proposta seja claro e direcione o foco dos alunos.

Trilha de aprendizagem: é um mapa que apresenta uma sequência didática para a construção do conhecimento, considerando os objetivos e as competências a serem desenvolvidas.

Webconferência: é uma ferramenta de interação síncrona que permite o compartilhamento de imagem, som e texto por parte dos interlocutores em tempo real.

Lifelong learning: diz respeito ao aprendizado ao longo da vida. Não aprendemos somente na escola mas também em locais e momentos, de diferentes maneiras e com pessoas diversas.

Sobrecarga cognitiva:  é uma teoria sobre a capacidade limitada de processar muitas informações ao mesmo tempo, o que prejudica o processo de aprendizagem.

Mobile first: é um conceito que considera, primeiramente, a criação de projetos web, materiais digitais e sites para dispositivos móveis, para só depois fazer adaptações para desktop e outras plataformas.

Voice first:  é um conceito que leva em conta o recurso de áudio como o principal meio no processo de ensino-aprendizagem.

Microlearning: é uma solução que propõe uma aprendizagem rápida, focada, condensada e pontual. Além disso, permite o aprendizado contínuo e diário, com objetividade e rapidez, já que os conteúdos são selecionados e desenvolvidos para entregar ao seu público o que é, de fato, essencial.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs): são softwares educacionais que funcionam via internet e são destinados a apoiar as atividades de EaD. Oferecem um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que permitem o desenvolvimento de atividades no tempo e espaço de cada participante.

Aula síncrona: são as aulas ao vivo, em que há interação em tempo real entre professor e aluno. Pode haver compartilhamento de vídeos e outros materiais com acesso instantâneo.

Aula assíncrona: são aulas gravadas, nas quais o professor faz a exposição do conteúdo e o aluno fica livre para acompanhar em momento oportuno e responder às atividades postadas no fórum.

Sala de aula invertida (flipped classroom): é uma metodologia de ensino, em que o aluno faz pesquisas, aprende o conteúdo em casa e traz o conhecimento para troca de experiências entre pares na sala de aula.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
25
/
Feb
/
2022

A docência da era digital

Depois de dois anos de escolas fechada estamos voltando. Não podemos mais voltar ao nosso velho normal. Sem dúvida houveram muitas lições e que não podem ser esquecidas por nós professores. Eu selecionei três aqui para compartilhar com vocês.
Educação
10
/
Feb
/
2022

A Pirâmide da Aprendizagem

Há várias polêmicas em torno da pirâmide da aprendizagem: uma delas é sua origem e autoria. Outra é a questão do percentual atribuído na pirâmide. Há ainda a questão de ignorar os estilos de aprendizagem dos alunos.
Design
5
/
Jan
/
2022

O que é Andragogia?

A andragogia diz respeito às abordagens e estratégias do ensino de jovens e adultos. Literalmente, entendemos a andragogia como a arte de ensinar adultos, tendo sua origem nos estudos do educador Malcolm Knowles, que se empenhou em estudar a maneira como adultos aprendem e dessa forma, indicando abordagens mais efetivas que garantisse o sucesso docente com adultos.
Tecnologia
27
/
Dec
/
2021

Objetivos de Aprendizagem e a Taxonomia de Bloom

Proposta por Benjamin Bloom em 1956, a Taxonomia de Bloom, também conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, é uma ferramenta bastante utilizada para acompanhar a aprendizagem dos alunos nos processos avaliativos. A partir dos níveis de complexidade das atividades, a taxonomia de Bloom estrutura, de forma hierárquica, do mais simples ao mais complexo, o domínio cognitivo dos alunos.
Educação
19
/
Nov
/
2021

Como organizar as informações de um curso presencial ou on-line

O percurso formativo se trata do desenho, planejamento e organização de um curso ou uma aula. É a reflexão inicial sobre o propósito materializada em forma de caminho. Veja os passos:

@b42design