Professor Autor X Professor Conteudista: Estratégias para Produção de Conhecimento da EaD

Escrito por 
Juliana Hartkopf
Publicado 
10/7/2023
Q

uando buscamos compreender o papel do autor na produção de materiais digitais, passamos a considerar o valor de facilitadores e formas de manter este professor empolgado para lidar com desafios dos novos contextos de aprendizagem e ainda estimulá-lo a inovar quando o assunto é produção de conteúdo online. A produção de e-books com autonomia digital e desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, vivenciadas pelo educador torna-se fundamental. 

A importância da  experiência de aprendizagem vivenciada pelo estudante, também em ambientes digitais pressupõe reforçar a importância do papel do educador preparado para acompanhar as inovações educacionais, disposto a reinventar sua prática do ensino presencial para o digital. Neste artigo, abordaremos a atuação em ambientes digitais,  reforçando as diferenças entre o educador que exerce papel de conteudista, e aquele que exerce o papel de professor autor, considerando a autonomia autoral para o desenvolvimento de competências complexas nos estudantes. 

A maioria dos professores possui excelente conhecimento sobre os temas da aula, porém nem sempre sabem a melhor forma de engajar os estudantes para o aprendizado. Neste sentido, o apoio durante o processo de produção, motivando o autor com desejo de criar conteúdos estimulantes e dinâmicas focado no aprendizado do aluno, resultará em ótimo material. 

Ao dar início a um processo de produção, o professor autor precisa compreender o seu papel, e também, como ele pode inovar neste meio. O professor autor é aquele que terá autonomia autoral, que utilizará das suas vivências e conhecimento do conteúdo para produzir a melhor experiência de aprendizagem para os estudantes. O foco não é no conteúdo em si, mas no design da aprendizagem, na mobilização de referenciais práticos, na curadoria bem detalhada e na escolha de elementos interativos.  O professor autor, além de utilizar exemplos práticos para ilustrar a aula, abusará de narrativas que aproximam a sua linguagem com a  realidade dos estudantes. 

A formação de professores no processo de produção autoral é fundamental para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem inovadores. Mobilizar diferentes metodologias, recursos e estratégias promoverão uma experiência de aprendizagem significativa.
Filatro e Cavalcanti

No entanto, a formação necessita ser contínua e ir além de um treinamento geral, precisa ser abrangente sobre funções e expectativas. Um dos desafios da formação continuada é, sem dúvida, o tempo dos professores para o processo de autodesenvolvimento. Neste sentido, uma das formas de promover a formação de forma contínua são as microaprendizagens. 

O microlearning ou microaprendizagens são estratégias de formação condensadas, pontuais e significativas, focadas no resultado esperado.
Karina Tomelin

Um dos canais mais acessíveis atualmente para promoção das microformações é o Whatsapp

Alinhar as expectativas de produção do professor autor até a entrega final pode ser possível por meio das microaprendizagens. Manter o professor autor motivado e seguro do percurso da produção escrita ou audiovisual, poder apoiá-lo por meio de facilitadores e recursos digitais  que guiarão durante o trajeto de produção, tem sido uma experiência exitosa na gestão da produção de conteúdos. Esta modalidade de atuação já impactou 350 professores e obteve retorno positivos. Segue uma pesquisa feita com 31 destes autores para analisar o quão claro foi seu papel durante o processo de produção.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.

@b42edtech