Propósito da B42

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
2/5/2023
Q

ual é o seu propósito? Esta não é uma pergunta fácil de ser respondida. O propósito está associado à nossa razão de ser e de viver, ele é o que dá o sentido mais profundo para a nossa existência e nossa felicidade. O propósito de uma organização não é diferente, ele é a base que orienta as ações, e as tomadas de decisões futuras e funciona como uma bússola que indica caminhos, ainda que haja situações difíceis e desafiadoras.  Além disso, é um componente fundamental da identidade e da cultura legitimando comportamentos, inspirando e motivando pessoas para um sentido comum. 

O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino.
— Antoine de Saint-Exupery

Conhecer o nosso próprio propósito é fundamental para sobrevivermos em dias difíceis e nos encorajar a seguir nossos valores, lidando, muitas vezes, com as pressões externas. Conhecer o propósito da empresa em que você trabalha ou atua também é imprescindível  para alinhar expectativas, conectar e convergir energias num ideal comum. 

Em 2023, a B42, em parceria com o prof. Rafael Davini, facilitador e especialista em laboratórios de propósito e inovação, lançou-se na missão de definir, clarificar e tornar público seu propósito no universo. 

Construir o propósito da B42, em cocriação com os sócios e os tripulantes, foi muito significativo para mim, que também sou educador. Eles traduziram em uma frase, de maneira jovem e disruptiva, o seu compromisso com o mundo.
— Rafael Davini 

Para esta saga, os sócios e os tripulantes viajaram algumas horas visitando vários conceitos e cocriando cenários de propósitos ideais, até chegar na frase final que define a existência do nosso planeta B42: Fazer a Educação ser Pop! 

E o que significa Fazer a Educação ser Pop para a B42? Diz respeito a: 

Tornar a educação mais acessível [parte 1]

Acreditamos que a educação transforma, muda o mundo, torna a sociedade melhor. Todas as pessoas deveriam ter acesso à educação, sem restrições, sem dificuldades e sem impedimentos. Ela tem um grande poder, e para o bem. 

Tornar a educação mais acessível [parte 2]

Além de acreditarmos no poder da educação, acreditamos que todas as pessoas merecem ser incluídas em suas jornadas de aprendizado. Valorizamos a experiência e os recursos de acessibilidade digital, tornando o aprender inclusivo a todos, independentemente das necessidades que tenha. A acessibilidade não é exclusiva das pessoas com deficiências, ela é universal. 

Ser Pop [parte 1]

Ser Pop é ser popular, ser a mais ouvida, a mais vista, a mais querida e desejada. Aprender será um ato de vida. Aprender precisa ser divertido, ser Pop. Acreditamos que aprender pode ser Pop e trabalhamos para isto.  

Ser Pop [parte 2]

Ser Pop faz parte da cultura nerd da inovação e dos avanços tecnológicos. Conectar-se com jogos digitais, com super heróis, com personagens e uma vida multitela representada em pixels faz parte do nosso DNA.   

Desde o início, pretendemos ser um tipo diferente de empresa, aquela que não apenas celebra o conteúdo produzido, mas também a experiência do estudante. Somos um ponto de conexão entre instituições e alunos e fazemos parte de um importante ciclo na vida de cada um. E, por isso, estamos empenhados em defender uma cultura em que a transmissão do conhecimento seja feita de forma universal e em criar experiências projetadas para representarem jornadas inspiradoras.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Ambientes Inovadores

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.
Educação
15
/
Dec
/
2023

Reflexões e Práticas Inclusivas no Apoio ao Estudante no Ensino Superior

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 apontam que há cerca de quase 9 milhões estudantes matriculados no ensino superior. Destes, mais de 63 mil são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. A ampliação do acesso a este público trouxe novos desafios ao processo ensino-aprendizagem, que exigem medidas de apoio aos estudantes e, também, aos professores.

@b42edtech