A diferença entre ser uma fábrica de conteúdo e ser uma Empresa de Educação

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 

Porque não somos fábrica...

Ser...

Com a ampliação do Ensino Superior para a modalidade EaD, também cresceu a necessidade da produção de conteúdo multimidiático para atender a criação de novos cursos e disciplinas para este formato. Inicialmente, muitas dessas produções foram incorporadas diretamente pelas instituições de ensino em setores destinados ao desenvolvimento de materiais referenciais como livros, videoaulas e mais recentemente com objetos interativos, games e outros recursos audiovisuais. Tradicionalmente o nome dado a este setor é de "fábrica de conteúdo", já que tratam da operacionalização das demandas pedagógicas materializando os projetos educacionais. Com a ampliação da oferta de cursos EaD por mais instituições de ensino superior, cresce também o mercado de empresas que apoiam a produção e desenvolvimento destes produtos. Muitas destas empresas também ficaram conhecidas como 'fábricas de conteúdo".

ou não ser..

Aqui na B42, costumamos utilizar um outro adjetivo, porque acreditamos que nosso trabalho, enquanto parceiros na produção de recursos educacionais, vai além do apoio na operacionalização de conteúdos. Desta forma, nos posicionamos de forma antagônica, negligenciando rótulos e defendendo uma bandeira ancorada nos valores que praticamos como: a parceria com nossos clientes, o acolhimento das suas dores, a reflexão da melhor experiência de aprendizagem, o reconhecimento da identidade pedagógica, o posicionamento estratégico institucional, o respeito aos diferentes perfis e estilos de aprendizagem, o desenvolvimento de competências complexas.

Entregamos educação...

Assim, o que entregamos como produto final, vai muito além de conteúdo. Entregamos experiência, multirecursos, interação, conexão, práticas, vivências, traduzidas de forma pluridigital.  

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
25
/
Feb
/
2022

A docência da era digital

Depois de dois anos de escolas fechada estamos voltando. Não podemos mais voltar ao nosso velho normal. Sem dúvida houveram muitas lições e que não podem ser esquecidas por nós professores. Eu selecionei três aqui para compartilhar com vocês.
Educação
10
/
Feb
/
2022

A Pirâmide da Aprendizagem

Há várias polêmicas em torno da pirâmide da aprendizagem: uma delas é sua origem e autoria. Outra é a questão do percentual atribuído na pirâmide. Há ainda a questão de ignorar os estilos de aprendizagem dos alunos.
Design
5
/
Jan
/
2022

O que é Andragogia?

A andragogia diz respeito às abordagens e estratégias do ensino de jovens e adultos. Literalmente, entendemos a andragogia como a arte de ensinar adultos, tendo sua origem nos estudos do educador Malcolm Knowles, que se empenhou em estudar a maneira como adultos aprendem e dessa forma, indicando abordagens mais efetivas que garantisse o sucesso docente com adultos.
Tecnologia
27
/
Dec
/
2021

Objetivos de Aprendizagem e a Taxonomia de Bloom

Proposta por Benjamin Bloom em 1956, a Taxonomia de Bloom, também conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, é uma ferramenta bastante utilizada para acompanhar a aprendizagem dos alunos nos processos avaliativos. A partir dos níveis de complexidade das atividades, a taxonomia de Bloom estrutura, de forma hierárquica, do mais simples ao mais complexo, o domínio cognitivo dos alunos.
Educação
19
/
Nov
/
2021

Como organizar as informações de um curso presencial ou on-line

O percurso formativo se trata do desenho, planejamento e organização de um curso ou uma aula. É a reflexão inicial sobre o propósito materializada em forma de caminho. Veja os passos:

@b42design