A docência da era digital

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
25/2/2022

As tecnologias digitais impulsionaram o aprendizado durante a pandemia. Professores que viviam experiências mais analógicas, como pilhas de provas e atividades impressas, passaram a utilizar os sistemas digitais otimizando, inclusive, o tempo de correção destas atividades. 

Atualmente há muitos recursos gratuitos que podem ser utilizados pelos professores para potencializar a aprendizagem, no entanto, é preciso lembrar que elas precisam atender a uma intencionalidade pedagógica, ou seja, é preciso ter claro que toda ferramenta cumpre um objetivo no processo educativo e, como consequência, na formação do estudante. Quando a escolha das ferramentas está alinhada com o propósito de formação, os resultados serão mais efetivos.

Nesse caso, no planejamento, o professor determina os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, o que se espera que os alunos possam alcançar, para, assim, definir quais instrumentos podem auxiliar. Desta forma, o professor precisa planejar e selecionar diferentes recursos digitais e aplicá-los em diversas experiências educacionais, gerindo a aprendizagem a partir da tecnologia e sua implementação eficiente. 

Conhecer, selecionar, dominar e utilizar, de forma autônoma e dinâmica, os recursos tecnológicos a favor do processo de ensino-aprendizagem é uma das competências do professor neste novo cenário, se pressupõe, que o professor, utilize recursos tecnológicos para resolver problemas reais da sala de aula de maneira customizada, personalizada e ágil.

Sem dúvida houveram muitas lições e que não podem ser esquecidas por nós professores durante esses dois anos de ensino remoto. Eu selecionei três aqui para compartilhar com vocês. 

A primeira delas é que as tecnologias digitais precisam ser incorporadas ao ensino presencial. No retorno à presencialidade elas não devem ser abandonadas, mas precisarão ser ressignificadas, readaptadas, já que seu uso, muitas vezes estarão relacionados a outro fim.  

O segundo é que as relações interpessoais ampliam as experiências e compõem o aprendizado. O período de isolamento foi muito sofrível, especialmente para as crianças e adolescentes em formação, muitos deles privados do contato com pares. No retorno há um desejo de reconexão e uma valorização das experiências interpessoais trazidas pela escola. Ou seja, além de aprender conceitos, a escola ou a faculdade é um lugar para fazer amigos, conhecer pessoas, ampliar o network.

E por fim, algo que não devemos esquecer é que atualmente podemos aprender em diferentes espaços, a sala de aula não é mais um espaço exclusivo do aprendizado. Assim, é importante o professor ampliar o seu olhar para diferentes lugares, sejam físicos ou virtuais, para desenvolver estratégias diversificadas de aprender.  

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Ambientes Inovadores

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.
Educação
15
/
Dec
/
2023

Reflexões e Práticas Inclusivas no Apoio ao Estudante no Ensino Superior

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 apontam que há cerca de quase 9 milhões estudantes matriculados no ensino superior. Destes, mais de 63 mil são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. A ampliação do acesso a este público trouxe novos desafios ao processo ensino-aprendizagem, que exigem medidas de apoio aos estudantes e, também, aos professores.
Educação
13
/
Nov
/
2023

Ei, professor! Você já sabe quais são as mudanças da ABNT para produção de textos?

A Norma 10520, que trata de citações, teve sua última atualização em 2002, passou por uma nova revisão e atualização, para facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos. A confira aqui as principais mudanças e exemplos.

@b42edtech