Alexa, abrir EducaBox!

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
15/6/2022
Q

uem não se lembra dos desafios que os professores enfrentaram ao remodelar suas aulas para o sistema remoto, buscando recursos para ampliar suas competências digitais? Com a pandemia da covid-19, muitos aprendizados surgiram e, com eles, recursos como o EducaBox, um app gratuito de microaprendizagem docente. 

Com acesso gratuito, o EducaBox faz sucesso entre docentes desde 2020. Diariamente, os usuários recebem conteúdos em forma de drops, sempre com a seguinte experiência: Problema, Contexto, Orientação, Inspiração e Vá Além. No Problema, o drop do dia apresenta uma pergunta sobre uma situação real vivenciada pelos educadores no cotidiano do processo de ensino-aprendizagem. O Contexto, por sua vez, expõe uma breve descrição do tema. Na Orientação, há sugestões de ações, reflexão e atuação diante do Problema. A Inspiração apresenta um pensamento associado ao contexto e que pode ser compartilhado diretamente do app nas redes sociais do usuário. Por fim, o Vá Além oferece uma sugestão de material complementar para consulta e aprofundamento do tema.

O  EducaBox pode ser baixado no celular gratuitamente. Ele foi produzido com base no conceito de microaprendizagens, ou seja, na formação rápida e pontual, para apoiar o desenvolvimento de competências digitais, metodológicas, socioemocionais e analíticas de professores e educadores sociais e corporativos. 

Em 2021, os 100 primeiros drops ganharam uma versão impressa, com o livro publicado pela Editora Letramento: 100 Ideias Inspiradoras para Suas Aulas. Agora, em 2022, uma nova versão foi criada pela B42, empresa de tecnologia, design e educação, com o objetivo de ampliar a experiência de aprendizagem dos usuários.

Há uma tendência crescente do uso de recursos de voz: Cada vez mais, as pessoas preferem fazer consultas por voz em vez de digitar, utilizam dispositivos de voz em ambientes domésticos e aprendem por meio de audiobooks, podcasts, entre outros”. De fato, a inteligência artificial tem evoluído tanto no reconhecimento de voz para a realização de comandos, quanto em modulações, pronúncias e idiomas, tornando-se cada vez mais próxima da voz humana.

Com interface na Alexa, o EducaBox pode ser utilizado tanto em casa, como na sala de professores, por exemplo, para promover aprendizado e inspirações diárias. Para o primeiro uso, a skill do Educabox precisa ser ativada no aparelho e, para isso, basta dizer: “Alexa, ativar uma skill. Em seguida, quando a Alexa perguntar qual skill deseja ativar, diga: “EducaBox”. Quando desejar ouvir um drop, basta pedir: “Alexa, abrir EducaBox”. Ela irá selecionar aleatoriamente um drop do dia. Além disso, ela irá solicitar interações para saber se deseja continuar, favoritar ou ouvir um drop novamente.

Caso você não tenha uma Alexa, pode utilizar seu smartphone para baixar o app do dispositivo e configurar seu perfil de acesso. Para saber mais, acesse este link.

O recurso foi lançado no 27º CIAED, o Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, em caráter experimental e agora está disponível a todos os usuários.

Quando refletimos sobre experiência de aprendizagem, pensamos nas diferentes formas que um mesmo conhecimento pode ser apresentado. Esse é o diferencial de você aprender ouvindo, vendo, lendo, tocando…

A formação continuada de professores é um desafio para todas as instituições de ensino. Neste momento, com o retorno da presencialidade, muitas dificuldades se apresentam tanto na relação professor-aluno quanto na inserção de metodologias e recursos de aprendizagem. Por isso, utilizar diferentes estratégias para motivar o aprendizado docente é fundamental, bem como apoiar os educadores na inserção de novas práticas na sala de aula, seja presencial, seja virtual.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Ambientes Inovadores

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.
Educação
15
/
Dec
/
2023

Reflexões e Práticas Inclusivas no Apoio ao Estudante no Ensino Superior

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 apontam que há cerca de quase 9 milhões estudantes matriculados no ensino superior. Destes, mais de 63 mil são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. A ampliação do acesso a este público trouxe novos desafios ao processo ensino-aprendizagem, que exigem medidas de apoio aos estudantes e, também, aos professores.
Educação
13
/
Nov
/
2023

Ei, professor! Você já sabe quais são as mudanças da ABNT para produção de textos?

A Norma 10520, que trata de citações, teve sua última atualização em 2002, passou por uma nova revisão e atualização, para facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos. A confira aqui as principais mudanças e exemplos.

@b42edtech