Alexa, abrir EducaBox!

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
15/6/2022
Q

uem não se lembra dos desafios que os professores enfrentaram ao remodelar suas aulas para o sistema remoto, buscando recursos para ampliar suas competências digitais? Com a pandemia da covid-19, muitos aprendizados surgiram e, com eles, recursos como o EducaBox, um app gratuito de microaprendizagem docente. 

Com acesso gratuito, o EducaBox faz sucesso entre docentes desde 2020. Diariamente, os usuários recebem conteúdos em forma de drops, sempre com a seguinte experiência: Problema, Contexto, Orientação, Inspiração e Vá Além. No Problema, o drop do dia apresenta uma pergunta sobre uma situação real vivenciada pelos educadores no cotidiano do processo de ensino-aprendizagem. O Contexto, por sua vez, expõe uma breve descrição do tema. Na Orientação, há sugestões de ações, reflexão e atuação diante do Problema. A Inspiração apresenta um pensamento associado ao contexto e que pode ser compartilhado diretamente do app nas redes sociais do usuário. Por fim, o Vá Além oferece uma sugestão de material complementar para consulta e aprofundamento do tema.

O  EducaBox pode ser baixado no celular gratuitamente. Ele foi produzido com base no conceito de microaprendizagens, ou seja, na formação rápida e pontual, para apoiar o desenvolvimento de competências digitais, metodológicas, socioemocionais e analíticas de professores e educadores sociais e corporativos. 

Em 2021, os 100 primeiros drops ganharam uma versão impressa, com o livro publicado pela Editora Letramento: 100 Ideias Inspiradoras para Suas Aulas. Agora, em 2022, uma nova versão foi criada pela B42, empresa de tecnologia, design e educação, com o objetivo de ampliar a experiência de aprendizagem dos usuários.

Há uma tendência crescente do uso de recursos de voz: Cada vez mais, as pessoas preferem fazer consultas por voz em vez de digitar, utilizam dispositivos de voz em ambientes domésticos e aprendem por meio de audiobooks, podcasts, entre outros”. De fato, a inteligência artificial tem evoluído tanto no reconhecimento de voz para a realização de comandos, quanto em modulações, pronúncias e idiomas, tornando-se cada vez mais próxima da voz humana.

Com interface na Alexa, o EducaBox pode ser utilizado tanto em casa, como na sala de professores, por exemplo, para promover aprendizado e inspirações diárias. Para o primeiro uso, a skill do Educabox precisa ser ativada no aparelho e, para isso, basta dizer: “Alexa, ativar uma skill. Em seguida, quando a Alexa perguntar qual skill deseja ativar, diga: “EducaBox”. Quando desejar ouvir um drop, basta pedir: “Alexa, abrir EducaBox”. Ela irá selecionar aleatoriamente um drop do dia. Além disso, ela irá solicitar interações para saber se deseja continuar, favoritar ou ouvir um drop novamente.

Caso você não tenha uma Alexa, pode utilizar seu smartphone para baixar o app do dispositivo e configurar seu perfil de acesso. Para saber mais, acesse este link.

O recurso foi lançado no 27º CIAED, o Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, em caráter experimental e agora está disponível a todos os usuários.

Quando refletimos sobre experiência de aprendizagem, pensamos nas diferentes formas que um mesmo conhecimento pode ser apresentado. Esse é o diferencial de você aprender ouvindo, vendo, lendo, tocando…

A formação continuada de professores é um desafio para todas as instituições de ensino. Neste momento, com o retorno da presencialidade, muitas dificuldades se apresentam tanto na relação professor-aluno quanto na inserção de metodologias e recursos de aprendizagem. Por isso, utilizar diferentes estratégias para motivar o aprendizado docente é fundamental, bem como apoiar os educadores na inserção de novas práticas na sala de aula, seja presencial, seja virtual.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Carreira
15
/
Jun
/
2022

Dismorfia profissional, o que é?

A dis.morfia ou forma alterada, trata, em resumo, da visão modificada que muitas pessoas têm delas mesmas. Esse conceito, na área da Psicologia, chama-se dismorfia corporal.
Educação
25
/
Feb
/
2022

A docência da era digital

Depois de dois anos de escolas fechada estamos voltando. Não podemos mais voltar ao nosso velho normal. Sem dúvida houveram muitas lições e que não podem ser esquecidas por nós professores. Eu selecionei três aqui para compartilhar com vocês.
Educação
10
/
Feb
/
2022

A Pirâmide da Aprendizagem

Há várias polêmicas em torno da pirâmide da aprendizagem: uma delas é sua origem e autoria. Outra é a questão do percentual atribuído na pirâmide. Há ainda a questão de ignorar os estilos de aprendizagem dos alunos.
Design
5
/
Jan
/
2022

O que é Andragogia?

A andragogia diz respeito às abordagens e estratégias do ensino de jovens e adultos. Literalmente, entendemos a andragogia como a arte de ensinar adultos, tendo sua origem nos estudos do educador Malcolm Knowles, que se empenhou em estudar a maneira como adultos aprendem e dessa forma, indicando abordagens mais efetivas que garantisse o sucesso docente com adultos.
Tecnologia
27
/
Dec
/
2021

Objetivos de Aprendizagem e a Taxonomia de Bloom

Proposta por Benjamin Bloom em 1956, a Taxonomia de Bloom, também conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, é uma ferramenta bastante utilizada para acompanhar a aprendizagem dos alunos nos processos avaliativos. A partir dos níveis de complexidade das atividades, a taxonomia de Bloom estrutura, de forma hierárquica, do mais simples ao mais complexo, o domínio cognitivo dos alunos.

@b42design