Desafios para inclusão no Brasil

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
25/1/2024
D

e acordo com o levantamento mais recente, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual 3º Trimestre 2022, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que equivale a 8,9% da população do país. Deste universo, a taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência entre 15 anos ou mais é de 19,5%; enquanto entre pessoas sem deficiência e mesma faixa etária, o percentual é de apenas 4,1%. Este é um dos vários indicadores de que ainda há muito a ser feito pela educação inclusiva em nosso país, apesar de termos assistido avanços em inúmeras áreas da Educação.

Entre as 18,6 milhões de pessoas com deficiência, há apenas 0,8% de estudantes matriculados no Ensino Superior, segundo o último Censo do INEP (2022b). Assim como observado na Educação Básica, temos percebido evoluções no Ensino Superior. Mas, apesar do crescimento contínuo das matrículas dos estudantes com deficiência nos últimos 10 anos, que corresponde a um aumento de quase 200%, ainda há muito o que fazer pela inclusão dos estudantes com deficiência no que diz respeito a garantir não somente o acesso, mas também a permanência e conclusão em um curso superior.

Os avanços da inteligência artificial, por outro lado, têm contribuído para a diminuição das barreiras comunicacionais. O relatório da UNESCO, sobre oportunidades e desafios da inteligência artificial (IA) para educação superior, traz vários exemplos ao redor do mundo de como a IA está apoiando a inclusão de pessoas com deficiência a partir da descrição de imagem e legendas em tempo real, tradução em língua de sinais, simplificação de textos para pessoas com dislexia ou dificuldades de compreensão.

Recursos de acessibilidade já são utilizados em muitos ambientes virtuais e em materiais como e-book e vídeos, promovendo experiências focadas no Design Universal para a Aprendizagem (DUA), favorecendo o aprendizado multimodal para estudantes que não, necessariamente, possuam alguma deficiência ou transtorno diagnosticado, mas tenham diferentes estilos e preferências por aprender.

Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveisMary Pat Radabaugh

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva. Para avançar, é essencial que as instituições continuem a desenvolver e expandir suas infraestruturas de apoio, garantindo que todos os alunos tenham igual acesso às oportunidades educacionais.

Nosso compromisso ainda é contribuir para que outras barreiras sejam rompidas, principalmente quando a essa se associam outras questões de interseccionalidade, ampliando a desigualdade e a exclusão de estudantes com deficiência. 

Neste sentido, o desafio está na promoção de ações permanentes que possam não somente acolher e favorecer o processo de aprendizagem, mas também eliminar barreiras arquitetônicas, metodológicas, comunicacionais e atitudinais como prática em todas as instituições de ensino. 

Investimento em tecnologia e novos recursos de acessibilidade são importantes, assim como  atuar no desenvolvimento docente para que a experiência de aprendizagem de estudantes com deficiência possa, não somente ser possível, mas também efetiva. Viva a inclusão! Neste link você tem acesso a um guia para ajudar professores a desenvolver estratégias para inclusão dos alunos com deficiência na escola e universidade. 


Referências: 

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 nov. 2023.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023.

UNESCO. Oportunidades e desafios da inteligência artificial(IA)para educação superior. Paris: UNESCO, 2021.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Ambientes Inovadores

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.
Educação
15
/
Dec
/
2023

Reflexões e Práticas Inclusivas no Apoio ao Estudante no Ensino Superior

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 apontam que há cerca de quase 9 milhões estudantes matriculados no ensino superior. Destes, mais de 63 mil são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. A ampliação do acesso a este público trouxe novos desafios ao processo ensino-aprendizagem, que exigem medidas de apoio aos estudantes e, também, aos professores.
Educação
13
/
Nov
/
2023

Ei, professor! Você já sabe quais são as mudanças da ABNT para produção de textos?

A Norma 10520, que trata de citações, teve sua última atualização em 2002, passou por uma nova revisão e atualização, para facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos. A confira aqui as principais mudanças e exemplos.

@b42edtech