Dismorfia profissional, o que é?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
15/6/2022

A dis.morfia ou forma alterada, trata, em resumo, da visão modificada que muitas pessoas têm delas mesmas. Esse conceito, na área da Psicologia, chama-se  dismorfia corporal. Ou seja, um transtorno que manifesta preocupação excessiva pelo corpo, muitas vezes distorcida por uma percepção de um defeito exagerado. Na maioria das vezes há uma supervalorização de características ou mesmo um equívoco, onde a pessoa vê defeitos que não existem. Em resumo, se caracteriza justamente pela percepção alterada de si mesmo: quando o que a pessoa enxerga no espelho não condiz com a realidade.

Tomando emprestado esse conceito, passei a mobilizá-lo para outras áreas entre elas a profissional. Neste campo, vejo duas formas de distorção. Uma delas em que o profissional não se vê capaz para assumir determinadas tarefas ou funções por não enxergar ou valorizar suas habilidades e competências. A outra, pelo contrário, de profissionais que supervalorizam suas habilidades e competências, com excesso de autoconfiança, sentindo-se aptos a assumir funções para as quais ainda não estão preparados. 

Nos dois casos, há a dismorfia profissional, já que em ambos, a pessoa parece não ter a “noção” real de suas habilidades e competências, ou diminuindo-as ou supervalorizando-as. 

Longe de patologizar os processos de trabalho, acho que já temos doenças demais, o intuito aqui foi jogar com as palavras e trazer luz a um tema que me parece presente no ambiente profissional e talvez exija cuidado e atenção.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Ambientes Inovadores

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.
Educação
15
/
Dec
/
2023

Reflexões e Práticas Inclusivas no Apoio ao Estudante no Ensino Superior

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 apontam que há cerca de quase 9 milhões estudantes matriculados no ensino superior. Destes, mais de 63 mil são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. A ampliação do acesso a este público trouxe novos desafios ao processo ensino-aprendizagem, que exigem medidas de apoio aos estudantes e, também, aos professores.

@b42edtech