Como estamos inovando a experiência de aprendizagem na B42?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
15/5/2023
I

novação no processo de ensino e aprendizagem vai além da inserção de tecnologias e recursos nas salas de aulas digitais, é conectar o propósito da instituição com o perfil do egresso, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Assim, definir a identidade pedagógica organizará a diretriz da experiência, da produção de conteúdos e da formação de professores.

Conseguimos traduzir os valores e diferenciais da Link em uma experiência de aprendizagem jovem e disruptiva que é a cara dos nossos alunos.
— Luciana Santos - Link School of Business

Aqui na B42, quando assumimos um projeto cuja entrega de valor ao estudante está reforçada pelo compromisso da instituição em tornar-se socialmente relevante pelo seu impacto na educação, desenvolvemos, de forma colaborativa e cocriativa, a experiência de aprendizagem, considerando os recursos, as competências, as etapas, as estratégias até o processo avaliativo. Consideramos as premissas da andragogia e do engajamento da atenção, bem como as pesquisas sobre psicologia educacional e neuropsicologia na compreensão das múltiplas formas de aprender.

Quais são as ferramentas e como se dá o processo de criação da identidade pedagógica cocriada?

Acreditamos muito no poder da construção da identidade como elemento fundamental da experiência exclusiva para os estudantes. Assim, quando este desejo é compartilhado pelos sponsors do projeto, na instituição, as forças se unem para a construção intencional e relevante.

Primeiro passo é a definição da equipe responsável pela cocriação, agendamos encontros de, no mínimo, duas horas de duração para discussão, reflexão e criação dos elementos que comporão a experiência. Segundo passo é a execução da reunião, no formato laboratório, com ferramentas e metodologias do design para problematização e materialização do processo da experiência. Para isso, ferramentas, como miro, mentimeter, wordwall e outras são utilizadas. Na sequência, a equipe de design consolida as informações geradas pelos laboratórios e prototipa a experiência que será validada com o time.

Destacar o DNA de nossa instituição entre tantas outras e ajudar nossa equipe na percepção de valor que podemos agregar foi fundamental.
Cesar Vargas - SNA

O resultado do laboratório é um documento entregue à instituição que condensa os marcos da experiência do estudante, com um manifesto da definição dos atributos, das competências, até a geração de guias e orientações aos docentes sobre o desenvolvimento das aulas.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
13
/
Feb
/
2026

Ética na IA e educação: navegando pelos desafios e diretrizes

A IA na educação traz promessas, mas também desafios éticos. Explore as questões de viés, privacidade, transparência e as diretrizes para um uso responsável.
Carreira
9
/
Feb
/
2026

Competências do futuro para o mercado de trabalho: o papel da educação

O mercado de trabalho está mudando! Descubra as competências do futuro (pensamento crítico, IA, adaptabilidade) e como a educação pode prepará-lo.
Educação
3
/
Feb
/
2026

Aprendizagem adaptativa: o futuro da educação personalizada

Adeus, tamanho único! Descubra o que é aprendizagem adaptativa, como a tecnologia (IA) personaliza o ensino e por que ela é o futuro da educação.
Educação
26
/
Jan
/
2026

Design de Interação (IxD) em Plataformas Educacionais: Usabilidade e Engajamento

Crie plataformas educacionais que engajam! Entenda o que é Design de Interação (IxD) e sua importância para a usabilidade e o sucesso da aprendizagem online.
Educação
19
/
Jan
/
2026

IA e Análise Preditiva na educação: antecipando dificuldades e personalizando o ensino

Antecipe desafios e personalize o ensino! Descubra como a IA e a análise preditiva identificam dificuldades dos alunos e permitem intervenções proativas.

@b42edtech