Como estamos inovando a experiência de aprendizagem na B42?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
15/5/2023
I

novação no processo de ensino e aprendizagem vai além da inserção de tecnologias e recursos nas salas de aulas digitais, é conectar o propósito da instituição com o perfil do egresso, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Assim, definir a identidade pedagógica organizará a diretriz da experiência, da produção de conteúdos e da formação de professores.

Conseguimos traduzir os valores e diferenciais da Link em uma experiência de aprendizagem jovem e disruptiva que é a cara dos nossos alunos.
— Luciana Santos - Link School of Business

Aqui na B42, quando assumimos um projeto cuja entrega de valor ao estudante está reforçada pelo compromisso da instituição em tornar-se socialmente relevante pelo seu impacto na educação, desenvolvemos, de forma colaborativa e cocriativa, a experiência de aprendizagem, considerando os recursos, as competências, as etapas, as estratégias até o processo avaliativo. Consideramos as premissas da andragogia e do engajamento da atenção, bem como as pesquisas sobre psicologia educacional e neuropsicologia na compreensão das múltiplas formas de aprender.

Quais são as ferramentas e como se dá o processo de criação da identidade pedagógica cocriada?

Acreditamos muito no poder da construção da identidade como elemento fundamental da experiência exclusiva para os estudantes. Assim, quando este desejo é compartilhado pelos sponsors do projeto, na instituição, as forças se unem para a construção intencional e relevante.

Primeiro passo é a definição da equipe responsável pela cocriação, agendamos encontros de, no mínimo, duas horas de duração para discussão, reflexão e criação dos elementos que comporão a experiência. Segundo passo é a execução da reunião, no formato laboratório, com ferramentas e metodologias do design para problematização e materialização do processo da experiência. Para isso, ferramentas, como miro, mentimeter, wordwall e outras são utilizadas. Na sequência, a equipe de design consolida as informações geradas pelos laboratórios e prototipa a experiência que será validada com o time.

Destacar o DNA de nossa instituição entre tantas outras e ajudar nossa equipe na percepção de valor que podemos agregar foi fundamental.
Cesar Vargas - SNA

O resultado do laboratório é um documento entregue à instituição que condensa os marcos da experiência do estudante, com um manifesto da definição dos atributos, das competências, até a geração de guias e orientações aos docentes sobre o desenvolvimento das aulas.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.
Educação
15
/
Dec
/
2023

Reflexões e Práticas Inclusivas no Apoio ao Estudante no Ensino Superior

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 apontam que há cerca de quase 9 milhões estudantes matriculados no ensino superior. Destes, mais de 63 mil são alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. A ampliação do acesso a este público trouxe novos desafios ao processo ensino-aprendizagem, que exigem medidas de apoio aos estudantes e, também, aos professores.

@b42edtech