Como estamos inovando a experiência de aprendizagem na B42?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
15/5/2023
I

novação no processo de ensino e aprendizagem vai além da inserção de tecnologias e recursos nas salas de aulas digitais, é conectar o propósito da instituição com o perfil do egresso, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Assim, definir a identidade pedagógica organizará a diretriz da experiência, da produção de conteúdos e da formação de professores.

Conseguimos traduzir os valores e diferenciais da Link em uma experiência de aprendizagem jovem e disruptiva que é a cara dos nossos alunos.
— Luciana Santos - Link School of Business

Aqui na B42, quando assumimos um projeto cuja entrega de valor ao estudante está reforçada pelo compromisso da instituição em tornar-se socialmente relevante pelo seu impacto na educação, desenvolvemos, de forma colaborativa e cocriativa, a experiência de aprendizagem, considerando os recursos, as competências, as etapas, as estratégias até o processo avaliativo. Consideramos as premissas da andragogia e do engajamento da atenção, bem como as pesquisas sobre psicologia educacional e neuropsicologia na compreensão das múltiplas formas de aprender.

Quais são as ferramentas e como se dá o processo de criação da identidade pedagógica cocriada?

Acreditamos muito no poder da construção da identidade como elemento fundamental da experiência exclusiva para os estudantes. Assim, quando este desejo é compartilhado pelos sponsors do projeto, na instituição, as forças se unem para a construção intencional e relevante.

Primeiro passo é a definição da equipe responsável pela cocriação, agendamos encontros de, no mínimo, duas horas de duração para discussão, reflexão e criação dos elementos que comporão a experiência. Segundo passo é a execução da reunião, no formato laboratório, com ferramentas e metodologias do design para problematização e materialização do processo da experiência. Para isso, ferramentas, como miro, mentimeter, wordwall e outras são utilizadas. Na sequência, a equipe de design consolida as informações geradas pelos laboratórios e prototipa a experiência que será validada com o time.

Destacar o DNA de nossa instituição entre tantas outras e ajudar nossa equipe na percepção de valor que podemos agregar foi fundamental.
Cesar Vargas - SNA

O resultado do laboratório é um documento entregue à instituição que condensa os marcos da experiência do estudante, com um manifesto da definição dos atributos, das competências, até a geração de guias e orientações aos docentes sobre o desenvolvimento das aulas.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
15
/
Dec
/
2025

Preparado para 2026? Como a B42 pode ajudar sua instituição/empresa a prosperar na nova era da educação

Enfrente os desafios de 2026! Descubra como as soluções EdTech da B42 (Design Educacional, Conteúdo, IA, Plataformas) podem impulsionar sua instituição ou empresa.
Carreira
8
/
Dec
/
2025

Retrospectiva EdTechs 2025: lições aprendidas e olhar para 2026

Quais foram os destaques das EdTechs em 2025? Analisamos as lições aprendidas e as principais tendências em tecnologia educacional para 2026.
Educação
1
/
Dec
/
2025

Acessibilidade digital na educação: criando conteúdos inclusivos

Garanta que TODOS aprendam! Entenda a importância da acessibilidade digital na educação e como criar conteúdos (textos, vídeos etc.) verdadeiramente inclusivos.
Educação
24
/
Nov
/
2025

Eficiência sem perder qualidade: OARs integrados ao GAEL

O que são Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis (OAR)? Descubra como esses recursos digitais modulares otimizam a produção de conteúdo educacional e se conectam à gestão ágil.
Educação
17
/
Nov
/
2025

Da teoria à sala de aula: consolidando competências digitais docentes

Professores preparados para o futuro! Descubra a importância da capacitação docente digital e as competências essenciais para os desafios educacionais do século XXI.

@b42edtech