Como estamos inovando a experiência de aprendizagem na B42?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
15/5/2023
I

novação no processo de ensino e aprendizagem vai além da inserção de tecnologias e recursos nas salas de aulas digitais, é conectar o propósito da instituição com o perfil do egresso, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Assim, definir a identidade pedagógica organizará a diretriz da experiência, da produção de conteúdos e da formação de professores.

Conseguimos traduzir os valores e diferenciais da Link em uma experiência de aprendizagem jovem e disruptiva que é a cara dos nossos alunos.
— Luciana Santos - Link School of Business

Aqui na B42, quando assumimos um projeto cuja entrega de valor ao estudante está reforçada pelo compromisso da instituição em tornar-se socialmente relevante pelo seu impacto na educação, desenvolvemos, de forma colaborativa e cocriativa, a experiência de aprendizagem, considerando os recursos, as competências, as etapas, as estratégias até o processo avaliativo. Consideramos as premissas da andragogia e do engajamento da atenção, bem como as pesquisas sobre psicologia educacional e neuropsicologia na compreensão das múltiplas formas de aprender.

Quais são as ferramentas e como se dá o processo de criação da identidade pedagógica cocriada?

Acreditamos muito no poder da construção da identidade como elemento fundamental da experiência exclusiva para os estudantes. Assim, quando este desejo é compartilhado pelos sponsors do projeto, na instituição, as forças se unem para a construção intencional e relevante.

Primeiro passo é a definição da equipe responsável pela cocriação, agendamos encontros de, no mínimo, duas horas de duração para discussão, reflexão e criação dos elementos que comporão a experiência. Segundo passo é a execução da reunião, no formato laboratório, com ferramentas e metodologias do design para problematização e materialização do processo da experiência. Para isso, ferramentas, como miro, mentimeter, wordwall e outras são utilizadas. Na sequência, a equipe de design consolida as informações geradas pelos laboratórios e prototipa a experiência que será validada com o time.

Destacar o DNA de nossa instituição entre tantas outras e ajudar nossa equipe na percepção de valor que podemos agregar foi fundamental.
Cesar Vargas - SNA

O resultado do laboratório é um documento entregue à instituição que condensa os marcos da experiência do estudante, com um manifesto da definição dos atributos, das competências, até a geração de guias e orientações aos docentes sobre o desenvolvimento das aulas.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
15
/
Sep
/
2025

Vídeos educacionais que capturam a atenção: dicas de produção audiovisual

crie vídeos educacionais que prendem a atenção! Aprenda dicas essenciais de produção audiovisual (roteiro, qualidade, interatividade) para engajar seus alunos.
Design
8
/
Sep
/
2025

Criando Experiências de Aprendizagem Inesquecíveis: O Papel do Design Visual

O design visual impacta o aprendizado? Sim! Descubra como cores, tipografia e layout influenciam a experiência de aprendizagem e como criar conteúdos visualmente eficazes.
Educação
1
/
Sep
/
2025

Engajando Colaboradores: O Poder da Gamificação no Treinamento Corporativo

descubra como a gamificação transforma o treinamento corporativo, aumentando o engajamento, a motivação e os resultados. Veja dicas e benefícios.
Educação
25
/
Aug
/
2025

Como o Design Instrucional Pode Reduzir a Evasão no Ensino Superior?

A evasão no Ensino Superior é um desafio? Descubra como o Design Instrucional (DI) cria experiências engajadoras e personalizadas que ajudam a reter alunos.
Tecnologia
18
/
Aug
/
2025

Inteligência Artificial na Educação: desmistificando conceitos para gestores

Gestor escolar? Entenda os conceitos-chave da Inteligência Artificial (IA) na educação, suas aplicações práticas (gestão, personalização) e como preparar sua instituição.

@b42edtech