Como estimular o interesse pela leitura nos seus alunos?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
18/1/2023
M

ariane Wolf (2019) publicou o livro “O cérebro no mundo digital”, em que discute os desafios e mudanças da leitura na nossa Era. Pesquisadora há mais de 10 anos sobre o cérebro leitor, ela afirma: “seres humanos não nasceram para ler”. A aquisição desta habilidade é uma das grandes façanhas do Homo Sapiens. Tal ato acrescentou um circuito inteiramente novo no nosso cérebro, mudando conexões e transformando a natureza do pensamento humano. Assim, para ela, é um erro achar que a leitura é um ato natural e simples aos seres humanos, como a linguagem oral. Para a maioria de nós, essa invenção cultural precisa ser ensinada. 

A Era Digital, no entanto, está impondo mudanças na nossa forma de ler. Ao mesmo tempo em que nunca se leu tanto, a velocidade das informações e a leitura fragmentada têm afetado a cognição, especialmente dos mais jovens. O ler apressado, quando normalizado, torna-se um problema, já que piora nossa capacidade de entendimento e análise.

Ter essa compreensão sobre o nível de leitura e a qualidade do pensamento dos nossos alunos é fundamental. Por isso, estimular o estudo profundo, organizado e interpretativo é tão necessário. 

Seja por meio de livros físicos ou virtuais, existem algumas formas de estimular a leitura na sala de aula. Selecionei sete dicas, aqui, para os professores:

1. Comece por você. O que está lendo? O que gosta de ler? Quando e onde lê? Descubra sua leitura favorita.
2. Experimente ler livros físicos e virtuais. 
3. Demonstre aos estudantes seu gosto pela leitura, citando autores, obras e pensamentos.
4. Introduza a leitura na sua aula, seja de um pequeno trecho ou solicitando esse hábito em casa.
5. Selecione livros que estejam conectados com o perfil de estudantes da sua turma. 
6. Ensine-os a ler de forma aprofundada, interpretando, compreendendo e sintetizando as ideias do autor.
7. Associe a leitura a alguma atividade como: sarau, criação de blogs, utilizando arte, teatro ou tecnologias.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 
Educação
25
/
Jan
/
2024

Desafios para inclusão no Brasil

A variabilidade na disponibilidade de recursos e o nível de apoio entre diferentes instituições de ensino sugere uma necessidade contínua de melhorias e investimentos na área de educação inclusiva.
Tecnologia
22
/
Jan
/
2024

Drops de Sabedoria: A Jornada de Desenvolvimento do EducaBox

Hoje, quero convidar você aos bastidores da criação do EducaBox, um aplicativo que reflete nossa paixão e compromisso com a educação. Além disso, vou detalhar como expandimos essa visão para criar uma skill interativa para Alexa, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais integrada.

@b42edtech